9 de mai. de 2013

O Turismo Rural em todo o Brasil



O Turismo Rural é um segmento em forte expansão no Brasil.
Hoje em dia, existem aproximadamente 15 mil propriedades abertas a turistas –
 espalhadas por todas as cinco regiões do País.

O Brasil é realmente um país único em termos de complexidades e miscigenações culturais. E a vida nos aglomerados urbanos arrancou da alma humana todo este tesouro, impondo aos homens uma espécie de "euforia do progresso", que acabou dando origem a uma cultura marcadamente descartável e com uma identidade híbrida...

Entretanto, quanto mais mergulhamos nas profundas raízes regionais do Brasil, mais percebemos a riqueza continental de nossas manifestações culturais, religiosas e produtivas!



Eis o cenário psico-social que embasa o crescimento do Turismo Rural no mercado brasileiro:

O Brasil verdadeiro, ainda puro de nacionalidade, vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas. O homem moderno sente o chamado inconsciente da sabedoria do campo, da cultura essencial. No campo existe o tempo.

É o Brasil começando, de fato, a conhecer a si mesmo! A reconhecer sua própria essência – a conhecer, enfim, o mundo rural...






O Turismo Rural está presente em todas as regiões do País, e as propriedades trabalham com ótima infraestrutura e atrativos cada vez mais diversificados.

Pois bem, como falamos anteriormente, o Turismo Rural teve seu início na Região Sul do País, e logo se espalhou para São Paulo. Desde então, este segmento vem crescendo gradativamente em todas as regiões do Brasil, incentivado, é claro, pela "riqueza continental de nossas manifestações culturais, religiosas e produtivas".

De acordo com a Associação Brasileira de Turismo Rural, até o final dos anos 90 o segmento encontrava-se mais concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com algumas iniciativas isoladas surgindo na região Nordeste, mais precisamente no estado da Bahia.

Entretanto, dados mais recentes demonstram um crescimento significativo da atividade em todo o país, com uma expansão constante para as regiões Norte e Nordeste.

A região Sudeste, por sua vez, ainda apresenta o maior número de propriedades envolvidas com o Turismo Rural, correspondendo aproximadamente à metade do total brasileiro – seguida da região Sul, com quase 20%, e do Centro-Oeste, com algo em torno de 10%. A seguir, apresentamos uma breve sinopse das características do turismo rural em cada região brasileira:



  SUL
.

O que caracteriza o Turismo Rural na Região Sul são as atividades desenvolvidas nas colônias de imigração européia e a vivência da lida no campo, marcada pela figura do gaúcho

Destaque para o enoturismo e o Tour da Experiência na Serra Gaúcha, e também para os roteiros rurais na região da Encosta da Serra Geral, em Santa Catarina.




                                                         SUDESTE

O Sudeste possui uma grande riqueza de atrativos rurais que encantam os turistas e fazem com que a região seja a mais desenvolvida no segmento. 

Destaque para o agroturismo no Espírito Santo, a gastronomia em Minas, as lembranças do Império na Serra Carioca, e São Paulo com suas cavalgadas e fazendas históricas do Ciclo do Café.



  CENTRO-OESTE.


Há muitas pousadas pantaneiras que desenvolvem a atividade da lida com o gado – as famosas comitivas. Também passeios ou hospedagem em chalanas, clima de fazenda, cavalgar, pescar e colher frutas no pomar.

No Distrito Federal, a atratividade é o pitoresco mosaico cultural que compõe o ambiente rural da região.



                                                                    NORDESTE


Região rica em fazendas históricas e eventos regionais e folclóricos. Paisagem, tradição, arte, povo e gastronomia são tesouros culturais e atrativos qualificados do Turismo Rural nordestino.

Destaque para o estado da Bahia, pioneiro na região, e para o roteiro Civilização do Açúcar, que une os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.



  NORTE

Na Região Norte do País existem os hotéis e as pousadas de selva. 

O modo de vida das comunidades, a floresta, as praias de rio e uma culinária diferente do restante do país são destaques peculiares do Turismo Rural na região amazônica.




Em breve aprofundaremos este tema. Mas, por agora, imaginem vocês que todo este fantástico mundo do Turismo Rural brasileiro estará presente na próxima edição da Feira Nacional de Turismo Rural, entre os dias 26 e 29 de setembro, no Parque da Água Branca, em São Paulo! Portanto, não perca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário